Jogar xadrez é uma atividade importante no processo educativo

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais disputados entre crianças, adolescentes e adultos no mundo inteiro. E não é à toa. Os jogadores competitivos querem ganhar a qualquer custo, por isso, elaboram estratégias para atingir a peça rei do seu adversário  e assim fazer xeque-mate para finalmente ganhar a partida. 

No decorrer do jogo, muitas estratégias, concentração absoluta, pensar, pensar e pensar para conquistar o objetivo, são algumas das características que o xadrez proporciona aos seus participantes, mas o que poucas pessoas sabem, é que o jogo também é uma ótima ferramenta para quem está buscando estimular ainda mais a criatividade, além de melhorar a autoestima do jogador. O Colégio Português separou algumas dicas que certamente você não sabia a respeito desse jogo mundial e que conquista participantes cada dia mais novos participantes.

1- Explore a Criatividade: No final dos anos 70, um estudo dividiu jovens de uma escola americana em diversos grupos. Dessa divisão, um determinado grupo jogava xadrez, o outro mexia no computador, e outras atividades participaram dessa pesquisa. Depois de um período de 32 semanas, os participantes do xadrez tiveram o melhor desempenho em testes voltados em habilidades criativas. 

2- Exercitar o cérebro:  Da mesma forma que precisamos realizar atividades físicas para nossa saúde, é importante dizer que estimular o cérebro é também essencial para tornar melhor  a nossa mente. Um cérebro ativo e saudável garante que você organize melhor seus pensamentos nos momentos em que você estiver fazendo um estudo ou criando uma linha de raciocínio.

3-  Auxilia na memória e melhora o processo de aprendizagem: A conclusão desenvolvida por um estudo chinês revelou que um grupo de jovens que estavam jogando tabuleiro, tiveram uma memória superior e aprenderam as coisas com maior facilidade. 

4- Melhora o Q.I: Jogar xadrez exige que os participantes utilizem estratégias, pensem rápido e desenvolvam novas habilidades mentais, dessa forma, você consegue realizar outras atividades com maior facilidade. 


5- Fortalece a concentração: Atenção, muita atenção, jogar xadrez exige o máximo da nossa concentração. Esse item já foi provado por várias pesquisas da Rússia e dos Estados Unidos, além de diversos outros países no mundo, os alunos aprendem e focam mais nas aulas, obtendo melhores resultados dentro da sala de aula.

Jogar Xadrez é muito divertido e faz parte da nossa educação. E você ? Com qual frequência joga xadrez ? Compartilhe com a gente a sua experiência!